JESUS

6 de maio de 2011

Jesus e o Gibionitas








JOSUÉ E OS GIBEONITAS


JOSUÉ 9: 3 - 6

INTRODUÇÃO - No livro de Deuteronômio 7: 1-4, o Senhor exorta o povo de Israel a não fazer qualquer aliança com os povos que habitavam na terra que eles haveriam de ocupar. O Senhor temia que a influência desses povos viesse corromper a Israel, desviando-o para a idolatria e outras abominações, trazendo prejuízos e dificultando a Obra que planejava realizar no meio do seu povo.

Hoje o Senhor tem nos tirado do mundo para realizar no nosso meio e nas nossas vidas uma Obra maravilhosa que nos conduzirá à Terra Prometida e à eternidade. Muitas são as barreiras e lutas da caminhada, e o Senhor, a exemplo do que fez com Israel, nos tem dado vitória e nos exortado a não fazer alianças com o mundo e suas filosofias e religiões, pois isso iria com certeza, nos confundir e desviar do seu propósito. Nesta caminhada para a eternidade só uma coisa nos interessa: A Revelação.

Depois que Josué cruzou o Jordão a pés enxutos, destruiu Jericó e a cidade de Ai, chegou com o povo ao monte Ebal onde edificou um altar ao Senhor. Quando estava acampado em Gilgal, os gibeonitas, fingindo ser de uma terra distante e propondo uma aliança com Josué e todo o povo de Israel. Disseram mais ser servos e que vieram por causa do Senhor Deus de Israel. Na verdade era tudo uma farsa para enganar Josué e todo o povo. A religião tem usado o mesmo método para envolver os servos do Senhor e aqueles que lutam pela Terra Prometida

Os gibeonitas se apresentaram a Josué com uma aparência e com características que são típicas das religiões que existem hoje em dia também. Essas características eram 6, o número que caracteriza aquilo que é próprio do homem, são elas:

1- ASTÚCIA E FINGIMENTO - Característica de quem está mal intencionado e que não quer mostrar a verdade, tentando esconder a real aparência. O método para se alcançar o interesse próprio é a astúcia e a maneira é o fingimento. Parecem servos de Deus por fora mas na verdade são estranhos a Ele.

2- SACOS VELHOS SOBRE SEUS JUMENTOS - A forma como são conduzidos, por suas próprias idéias e pensamentos humanos. A religião é baseada naquilo que é racional e nunca muda, permanece velha todo o tempo e nunca se renova.

3- ODRES DE VINHO VELHOS, ROTOS E REMENDADOS - Vidas que um dia receberam a benção do Espírito mas não nasceram de novo, por isso se romperam e o vinho se perdeu. Os remendos são as atitudes dos que perderam a benção do Senhor e não tiveram suas vidas transformadas.

4- SAPATOS VELHOS E REMENDADOS - A Palavra nos orienta a calçar os nossos pés com o Evangelho da Paz, a fim de andarmos na Revelação, mas as religiões não atentam para isso, de modo que os sapatos, que representam o seu caminhar, envelheceram e se encheram da poeira deste mundo. Isso fala do caminhar segundo os ditames deste mundo e os conselhos dos ímpios. A solução encontrada por muitos é o remendo e não a troca por sapatos novos, muitos tropeçam tanto que se acostumam com isso perdendo o discernimento e a sensibilidade do Espírito na sua caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário