JESUS

7 de fevereiro de 2013

TESOUROS DA PALAVRA - PARÁBOLA DO AMIGO IMPORTUNO


LUCAS 11: 5 a 10 – O SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE NA PARÁBOLA DO AMIGO IMPORTUNO

"Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães. pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe; Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar; Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister. E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á".
 

JESUS CONTA NESTA PARÁBOLA A RELAÇÃO ENTRE 3 AMIGOS DISTINTOS:
 o primeiro tem tudo em casa: pão, aconchego, proteção, riqueza, abundância. O segundo é importuno, ou seja, chega a casa do primeiro à meia-noite para pedir pão emprestado, mas não é importuno para si mesmo, é importuno em benefício de um terceiro, que é amigo, e por sua vez, é necessitado, faminto, viajante, peregrino. Este não poderia ir ao primeiro, sem a injunção fundamental do segundo.

O PRIMEIRO É TIPO DE DEUS PAI
.:
 Que tem tudo em casa: alimento revelado, paz verdadeira, proteção para seus filhos, refúgio, amparo, força, carinho, amor. Ele é rico e abençoador. 

O SEGUNDO É TIPO DE JESUS:
 Intermediário, intercessor, mediador, sem Ele o viajante não teria como ir ao Pai, sem Ele o peregrino iria morrer de fome, tarde da noite. "Levantar-se-á (O PAI), todavia, por causa da sua importunação (MEDIAÇÃO DO FILHO)". Ele assumiu a fome do seu amigo, a vida do seu amigo. Quem sairia à meia-noite para ir à casa de alguém pedir pão emprestado para outro? Quem deixaria o aconchego e o calor de sua casa tarde da noite para passar vergonha (pedindo pão) por outra pessoa? Só Jesus. Saiu do seu trono de glória, abandonou suas vestes celestiais, a adoração dos anjos, o conforto da casa do Pai, para vir ao mundo passar vergonha por nossa causa. Sofrer pela nossa necessidade.

O TERCEIRO É TIPO DO HOMEM:
 O necessitado, faminto, carente, que vive de caminho (viajante), peregrino neste mundo (a característica daquele a quem Jesus tem por amigo é não ter vínculo com este mundo), à meia-noite. Assim somos nós, mas um dia descobrimos que a nós foi outorgado um direito: o sacerdócio universal do crente. A garantia de através de Jesus usufruirmos dos bens existentes na casa do Pai. A bênção de sabermos que mesmo não tendo nada, nem direito de ter, podemos alcançar tudo através de Jesus. Toda sorte de bênçãos, maravilhas, milagres e vitórias. Basta invocar esse amigo e Ele nos atenderá, porque firmou conosco um compromisso que vai além de qualquer amizade, pois esse compromisso foi feito com seu próprio sangue. 

Nesse momento de trevas, em que peregrinamos neste mundo, e muitos não sabem onde buscar recursos para sobrevivência da alma descobrimos o segredo de não perecer diante das aflições, e de termos nossos pedidos atendidos diante do Pai: nós temos a Jesus como nosso Intercessor, Mediador, e Sacerdote Eterno.

Um comentário:

  1. A PAZ DO SENHOR JESUS AMADO IRMÃO

    MUITO BOM O SEU BLOG.

    http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/2013/02/3-grande-reuniao.html

    ResponderExcluir